0

MP Truques: roupas e etc .

Roupas manchadas? amarelado nas roupas brancas? brilho da roupa causado por ferro de passar? cheiro de mofo?cheiro de suor na roupa? chiclete grudado na roupa? desbotado? não é mais problema, o Moda Piauí trás a solução: dicas pra ajudar a solucionar.



Amarelado nas roupas brancas.
-como remover:
Deixe a roupa  de molho em um pouco de leite antes de lava-lá (1), Dilua um pouco de água oxigenada em água e esfregue a área manchada. Depois, lave a peça com sabão-de-coco e enxague bem. (2). No caso de tecidos resistentes, como lénçois, deixe de molho por uma hora em um litro d'aguá com três colheres de sopa de água sanitária. Depois, lave-os, de preferência em água morna, e enxágue bem.

Brilho da roupa causado por ferro de passar.
-como eliminá-lo:
Coloque a roupa que ficou com brilho sobre o vapor de água fervente e, em seguida, escove-a bem.

-Como evitá-lo:
Providencie uma sapata antibrilho para o seu ferro, na falta dela, evite passar roupas com o ferro muito quente.

Cheiro de mofo.
-Como eliminá-lo: 
Encha uma meia fina velha com serragem de cedro e pendure-a no armário ou guarda-roupa. Além de eliminar o cheiro, evita traças.

Cheiro de suor das roupas.
-Como eliminar:
Se o cheiro de suor permanece mesmo depois de as roupas tem sido lavadas, coloque-as no molhe-o em água fervente com limão por alguns segundos.

Chiclete grudado na roupa.
-Como tirar:
Coloque a roupa uma sacola plástica e leve-a ao congelador por algumas horas, assim o chiclete endurecerá e sairá mais facilmente.

Desbotado das roupas.
-Como evitar que aconteça:
Adicione uma colher (chá) de sal ou de vinagre á água da lavadora de roupa e, depois, enxágue normalmente.

Manchas:
-Como eliminar:
*De batom: 
Se for recente, deixe de molho no leite quente e esfregue com sabão de coco.

*De bebida alcoólica: 
Coloque a peça de molho na água fria e depois em vinagre de vinho branco e água.

*De café (antiga): 
Lave a peça com água fervente e aplique  sobre a mancha um chumaço de algodão com glicerina líquida, deixando no local por meia hora.

*De chocolate :
Umedeça a mancha com álcool, água quente e algumas gotas de amoníaco. Deixe agir por alguns minutos e depois lave normalmente (1). Umedeça o local com água, aplique algumas gotas de detergente e esfregue bem, mas delicadamente. Em seguida enxágue muito bem e lave a peça normalmente (2).

*De Coca-Cola:
Coloque um pouco de manteiga sobre o local e, em seguida, lave com sabão em pó e água morna em abundância.

*De gordura:
Basta aplicar sobre ela um tecido úmido com benzina, depois lave normalmente, ou utilize a mesma dica para mancha de chocolate.

*De sangue:
Aplique água oxigenada 10 volumes sobre a mancha e esfregue suavemente.

Umidade no Guarda-Roupa:
-Como eliminar:
Pegue um vidro de boca larga, coloque cal virgem até a metade e cubra a boca com um tecido fino, amarrando-o bem. Mantenha esse "sachê de cal" dentro do guarda-roupa, em um cantinho de difícil acesso, para evitar acidentes. Importante: o cal deve ser trocado a cada dois ou três meses.

Zíper emperrado:
-Como resolver:
Esfregue sabonete novo e seco nos trilhos do zíper (1). Esfregue em todo o trilho um lápis preto comum (nº 2), e deslize para baixo e para cima o fecho atê correr normalmente.


Bom essas foram as dicas, espero que tenham ajudado vocês, encontrei no livro "SOS TRUQUES DO LAR" - de Jeanne Margareth  (Editora: Ediouro), beijos beijos fuuuuuuui .

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...